Detalhes do imóvel

Área de terreno

Área do terreno66322 m2

Localização

Quinta com Alojamento e Produção Vitivinícola com acesso ao Rio Paiva

1.800.000,00 

Quinta com alojamento, vinha com produção, adega e sala de provas, com acesso privado ao Rio Paiva. Possibilita a exploração de várias actividades turísticas tais como: turismo de caça e pesca, turismo náutico, turismo arqueológico e religioso, turismo agrícola, turismo radical e enoturismo. Situa-se em Fornos, Castelo de Paiva.

Descrição

A Quinta do Toutiçal é uma propriedade composta por 8 artigos, localizada na freguesia de Fornos, no concelho de Castelo de Paiva, onde a Rochinvest produz uvas para vinhos de marca própria, brancos, tintos e rosés, assim como espumantes de Vinho Verde.
Os vinhos e espumantes da Quinta do Toutiçal têm marca própria que arrecadaram diversos prémios em concursos nacionais e internacionais (nomeadamente em Espanha), como por exemplo:
a) Uma medalha de prata (espumante rosé), no Concurso Internacional de Vinos e Espirituosos CINVE 2012 em Valladolid, Espanha.
b) Duas medalhas de prata (Vinho branco e espumante branco), no Concurso Internacional de Vinos e Espirituosos CINVE 2011 em Sevilla, Espanha.
c) Duas medalhas de prata no Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados – Santarém, Portugal (vinho branco) em 2007 e 2011.
d) Uma menção honrosa (vinho branco) no Concurso de los Vinos del Noroeste, em Ponferrada – Espanha, em 2008.

A propriedade confina com o Rio Paiva, possuí uma margem de rio de cerca de 500 metros, rio este navegável (com uma profundidade de 5 metros).
A proximidade do Rio Douro, é extremamente curta, a propriedade dista 1300 mts do mesmo, e fica a 8 minutos de carro.

A Quinta do Toutiçal, possuí uma adega recente, preparada para o enoturismo com sala de provas e equipamento audiovisual integrada na paisagem e com alvará industrial, construída no ano de 2008.

Esta adega de arquitetura moderna, além das suas áreas com dimensão para produção de 100 000 garrafas, integra uma sala de espumantização, um escritório, um armazém, uma sala de provas com cozinha de apoio, casas de banho para clientes e para funcionários, vestiário, e uma grande esplanada com uma excelente vista para o Rio Paiva.
A sua área de vinha é de cerca de 3,5 hectares, e a sua área total, é de 7 hectares (aprox.).

Produção Vitivinícola da Quinta:

Produção de 598 balseiros (uva branca) – 19.236 kg
Produção de 242 balseiros (uva tinta / rosé) – 7964 kg

27.200 kg – Equivalência à produção de aprox. 36.000 garafas de 0,75 cl
A capacidade de vinificação é bastante superior, sendo possível adquirir uva de propriedades adjacentes, identificadas e monitorizadas pelo reconhecido Enólogo da região dos Vinhos Verdes, que nos dá apoio, o Engº Jorge Sousa Pinto.
Os equipamentos atualmente existentes da sua Adega são os seguintes:
a) 2 cubas refrigeradas de 2500 lts
b) 1 Cuba isotérmica de 5000 lts
c) 1 máquina de refrigeração/controle de temperaturas
d) 4 cubas de 2500 lts
e) 1 cuba de 2000 lts
f) 4 cubas de 1000 lts
g) 2 cubas de 500 lts
h) Porta-Paletes
i) Bomba de transfega para vasilhames
j) 5 placas térmicas p/ cubas
l) 17 contentores zincados p/ armazenamento de garrafas
m) Equipamento vinificação tubagens frio

Os edifícios integrantes da Quinta são os seguintes:
a) Casa do Residente: Piso -1 (38,5 m2); Piso 0 (116 m2); Piso 1 (88 m2) – Total 242,5 m2
b) Casa Principal: Piso -1 (119 m2); Piso 0 (146,5 m2); Piso 1 (145 m2) – Total 546,5 m2
c) Moinho: Piso -1 (28,5 m2) – Total 28,5 m2
d) Adega Nova: Piso -1 (170 m2); Piso 0 (376,5 m2); Piso 1 (96 m2) – Total 642,5 m2
e) Vacaria: Piso 0 (165 m2) – Total 165 m2

Além dos equipamentos existentes e das suas duas minas de água que abastecem toda a propriedade, a Quinta do Toutiçal possuí um projecto de um Hotel, licenciado e aprovado pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, com a classificação de 3 estrelas e capacidade de 43 quartos, cujo muro de suporte e respetivas tubagens já estão construídos e implementados no local.
Recentemente deu entrada um aditamento na Câmara Municipal de Castelo de Paiva, para a alteração do projeto do Hotel, para o licenciamento para Hotel de 4 estrelas com a capacidade de 73 quartos (planta de implantação em anexo).

Tendo sido o projeto previamente combinado com os departamentos técnicos da Câmara Municipal, aguardamos a aprovação do mesmo brevemente.

A “Qta do Toutiçal” dispõe das seguintes autorizações / documentação:

– Alvará de Licença de Construção de Hotel nº 50/2004, em que se requereu posteriormente suspensão do prazo de construção, tendo sido a mesma deferida / aceite pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
– Alvará de Autorização de Utilização, nº 23/09.
– Licença de Exploração Industrial, referente à sua adega de vinificação.

Informações complementares:

– A propriedade tem uma vista sobre o Paiva, pois confina com o mesmo, possuindo uma margem de rio de cerca de 500 metros
– A propriedade tem aproximadamente 7 hectares (66.322 metros quadrados)
– A distância do aeroporto à propriedade é de aproximadamente 63 quilómetros (50 minutos de carro)
– Além da construção já existente (Casa do Residente – 243 m2 + Casa Principal – 546 m2 + Adega – 643 m2 + Vacaria – 163 m2 e Moinho – 28 m2) num total de 1.625 m2 de construção, a propriedade tem licença para construção de Hotel com 3.416 m2. A estas áreas, junta-se o aditamento colocado para ampliação do hotel para uma área final de 4.554 m2, a propriedade dispõe ainda de uma área considerada para implantação turística ao lado da Adega, definida no atual PDM de Castelo de Paiva, com cerca de 3.500 m2.
– A propriedade situa-se numa zona rural, tranquila e distante de lugares congestionados.
– A distância do Hospital de Penafiel à propriedade é de 20 quilómetros.
– A propriedade localiza-se a cerca de 59 quilómetros da cidade do Porto.
– A propriedade situa-se integrada na Rota do Românico, com visitas a ao Alto Douro Vinhateiro (Património Mundial da Humanidade), e com proximidade ao Geo Park de Arouca, e aos Passadiços do Paiva, no Areinho
– Coordenadas: 41 .047 051 e -8 .248 037
– Propriedade composta por oito artigos (R42, R44, R45, R47, U81, U82, U449, e U1039), sendo quatro artigos rústicos e quatro artigos urbanos
– Capacidade de construção mínima de 3. 416m2 (projeto aprovado), área de implantação 923 m2 (existentes) e 4.553 m2 (aditamento ao projeto existente).
– A propriedade tem ligação de luz, água municipal e própria (três minas de água), e ETAR.
– Castelo de Paiva está a apenas uma hora de automóvel do Aeroporto Sá Carneiro, com o serviço assegurado por companhias aéreas nacionais e internacionais. Vindo do Porto, após passar a Ponte do Freixo o visitante pode seguir pela a A32, passar na portagem em Canedo e seguir a indicação para Castelo de Paiva, pela EN222.
– Imposto anual sobre Imóveis (IMI), no valor de 373,48€ / ano (total dos oito artigos que compõe a propriedade.

Tipos de actividade turística que pode ser explorada na região e na propriedade:

a) Turismo de pesca – O Rio Paiva é um, senão o Rio mais “limpo” de Portugal, onde se pode pescar espécies como Trutas, Bogas, Carpas, Barbos, Escalos, Safios assim como a Truta Fário. A quinta do Toutiçal, possui uma margem que confronta 500 mts com o Rio Paiva.

b) Turismo Náutico 1 – Com os níveis do Rio Paiva estáveis devido à barragem, e a sua profundidade de 5 mts em frente à Quinta do Toutiçal, este Rio possibilita a navegação tranquila de canoas e “gaivotas” podendo acostar diretamente na margem da Quinta.

c) Turismo Náutico 2 – O Rio Paiva oferece três percursos de rafting, tendo uma enorme afluência nas épocas baixas, pelos entusiastas deste desporto. O final destas trilhas coincide com um antigo moinho de água, propriedade da Quinta do Toutiçal, tendo um caminho directo para a Quinta.

d) Turismo de caça – Nos arredores da Quinta existem zonas de caça onde podem ser caçadas as seguintes espécies. Caça menor: Rolas, Pombos, Perdiz, Raposa, Tordos e Estorninhos. Caça Maior: Javalis.

e) Turismo Arqueológico e Religioso – Castelo de Paiva está integrado na Rota do Românico, do Vale de Sousa.

f) Trilhos Verdes – Existência de diversos trilhos para caminhadas / Trekking e BTT no Concelho de Castelo de Paiva. Além da proximidade dos já famosos “Passadiços do Paiva“, e da “Ponte Suspensa de Arouca” (maior ponte suspensa pedonal do mundo).

g) Turismo Agrícola – Com a existência da sua vacaria poderá ser criado um turismo direcionado para clientes mais jovens com a finalidade de promover o contacto, a proximidade com diversos animais como a alimentação de coelhos, ovelhas, patos, galinhas, e a lavagem de porcos.

h) Turismo Radical – A Quinta do Toutiçal possui uma área com grandes escarpas que possibilitam o desporto de escalada, assim como a prática do Arborismo (caminhos criados sob a copa das suas altíssimas árvores na zona de bouça). Pensamos que será possível a criação de um “slide”, pois a Quinta desde o Seu ponto mais alto (junto ao Hotel) até ao ponto mais baixo (patamar de margem de rio) tem possui um declive de cerca de 80 mts.

i) Enoturismo – Por último mas não menos importante e essencial, o Enoturismo, com a sala de provas da Adega da Quinta do Toutiçal dotada de uma esplanada com uma vista soberba para o Rio Paiva.

Visita e horário

A visita é efetuada por marcação através do contacto (+351) 916 305 060 — Joaquim Arnaldo Ribeiro